Falta exatamente um ano para que Salvador e o Brasil recebam a Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027, que começa em 24 de junho do ano que vem. A contagem regressiva iniciou nesta quarta-feira (24), mas o trabalho da Prefeitura da capital baiana para receber a maior competição do futebol de mulheres já começou. Entre as entregas da gestão municipal está a organização do FIFA Fan Festival, que será realizado na Praça Maria Felipa, no Comércio.
A Prefeitura criou um Grupo de Trabalho reunindo representantes de 16 secretarias e órgãos municipais para concentrar o planejamento para a Copa do Mundo Feminina da FIFA. Por se tratar de um evento com protagonismo feminino, a coordenação do grupo está a cargo, naturalmente, de uma mulher: a vice-prefeita Ana Paula Matos.
Segundo ela, o Mundial será mais uma oportunidade para a capital baiana mostrar para o mundo a sua vocação para receber eventos de impacto global. “Tive a honra de defender Salvador junto à FIFA no processo de escolha das sedes e mostrar que a nossa cidade está preparada para receber grandes eventos internacionais. Sediar a Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027 é motivo de enorme alegria e uma oportunidade de apresentar ao mundo a nossa capacidade de organização, a força da nossa cultura e a hospitalidade do nosso povo”, disse.
Dentre as medidas que a Prefeitura prepara para a Copa do Mundo está um plano amplo de mobilidade, que inclui uma linha do BRT Salvador indo até a Arena Fonte Nova, além de um esquema especial de trânsito. A gestão municipal também está elaborando um projeto de capacitação para os ambulantes e demais comerciantes, com o objetivo que eles tirem o melhor proveito das oportunidades de renda que o torneio vai trazer.
A Prefeitura também está elaborando um plano de comunicação específico para a Copa, que vai ajudar a divulgar a cidade como destino durante o torneio e ajudará a mobilizar o povo soteropolitano. Além disso, há um plano de sustentabilidade, para que a competição seja uma plataforma de divulgação de ações sustentáveis, direitos humanos e protagonismo feminino.
A competição será uma oportunidade ímpar de gerar emprego e renda para os soteropolitanos. Os trabalhadores ambulantes vão passar por capacitação e por um cadastramento para atuar nas festividades será feito com antecedência, como já ocorre em outros grandes eventos da cidade.
Durante a Copa das Confederações, em 2013, o gasto médio do turista brasileiro em Salvador foi 13% maior que o registrado em outras cidades-sedes, e a permanência na capital baiana foi de 6,4 dias, ante 5,5 nos outros destinos.
Salvador foi escolhida pela FIFA como uma das oito cidades-sede da Copa do Mundo Feminina após um longo processo, no qual apresentou o seu patrimônio histórico e cultural, a sua infraestrutura hoteleira, turística, de serviços e de transporte, além do trabalho realizado pelo Município nas áreas de desenvolvimento social e de sustentabilidade. Contou a favor da capital baiana o sucesso dos eventos anteriores realizados pela entidade na cidade, como a Copa das Confederações em 2013 e a Copa do Mundo masculina em 2014.

Fan Fest – O Fifa Fan Festival (FFF) será realizado na Praça Maria Felipa, no Comércio. O local vai concentrar o público que deseja acompanhar os jogos da Copa do Mundo pelo telão, e também vai trazer diversas atrações artísticas e culturais. O secretário municipal de Cultura e Turismo (Secult), Alexandre Reis,, contou que o local foi escolhido pela importância histórica e pela proximidade com outros equipamentos culturais da cidade.
“Salvador está se preparando para receber turistas nacionais e internacionais, e desenvolvendo ações que sejam projetos pilotos para alimentar o banco de dados no que diz respeito à inteligência de turismo. Vamos criar rotas culturais para os torcedores fazerem a integração entre a Arena Fonte Nova e a Praça Maria Felipa, e vamos aproveitar a oportunidade para apresentar a cultura efervescente da nossa cidade”, disse.

Comunicação – Segundo a diretora de Publicidade da Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), Lília Lopes, o sucesso da estratégia depende do fortalecimento da identidade cultural e do orgulho regional. Ela afirmou que a comunicação é a ponte entre o evento e as pessoas, e que mais do que divulgar que Salvador será uma cidade-sede, ajuda a construir pertencimento, orgulho e expectativa na população.
“Uma boa comunicação ajuda a transformar um evento em uma experiência coletiva. Estimulando o turismo, movimentando a economia, fortalecendo pequenos e grandes negócios e incentivando as pessoas a participarem desse momento. Além disso, cria um ambiente de celebração e envolvimento que faz com que a população se sinta parte da Copa”, afirmou.

