Pré-candidatura de Rosalvo ganha força e poderá ser o candidato a prefeito de Moema em Lauro de Freitas

Rosalvo (PT), atual secretário da SEDUR, desponta no cenário para sucessão da prefeita Moema Gramacho em Lauro de Freitas. O pré-candidato tem seu nome estruturado na base aliada, com um histórico construído em três mandatos de vereador e três vezes presidente na Câmara Municipal.

O protagonismo de Rosalvo encabeça o cenário político local. O petista tem demonstrado sua visão abrangente e a determinação, para continuar o trabalho da prefeita Moema Gramacho. A pré-candidatura ganha força e respaldo, revelando uma liderança comprometida e alinhada com as necessidades de Lauro.

Abaixo, veja a entrevista concedida ao site Burburinho News:

Burburinho News: Rosalvo, qual a sua marca mais forte na política?

Rosalvo: A palavra é o compromisso, todos sabem que quando eu me comprometo, busto cumprir.

BN: O que você não gosta na política ou no político?

R: O político do tapinha nas coisas do sorriso aberto e não concretiza seus compromisso. E infelizmente, muitos da população termina se deixando levar e cai em uma armadilha que só depois de quatro anos pra corrigir o erro de um dia.

BN: Qual sua relação com os políticos, inclusive com os adversários?

R: Eu trato todos com cordialidade, incluindo adversários. Não vejo necessidade de ter inimigos, adversários são naturais na disputa política. Embora a política seja complexa, acredito que todos, independentemente da filiação política, deveriam trabalhar para melhorar a cidade que vivemos.

Minha trajetória começou na política, e antes mesmo de ser político, ajudei a concretizar projetos como a Praça do Jambeiro, Ligação Cají x Jambeiro e Praça do Cají x Caixa D’água, sem ocupar cargo público. Acredito que se cada um fizer sua parte, construiremos uma sociedade melhor.

BN: A que você atribui, como elemento, para ter perdido na última eleição?

R: Sinceramente, embora não tenha sido eleito devido ao coeficiente eleitoral, todos sabem que com a votação que obtive em 2020, eu poderia ter sido eleito em qualquer outro partido. Alcancei minha maior votação, tornando-me o sexto vereador mais votado, com 1994 votos. Acredito que podemos aprender com nossos erros e pessoalmente, aprendi muito. Não tenho arrependimentos e gostaria de compartilhar um exemplo que considero relevante para todos na política: inicialmente, eu não era candidato a vereador, mas sim, havia a possibilidade de ser vice-prefeito na chapa de nossa prefeita Moema. Abri mão de centenas de lideranças. Orientei para que elas fossem contribuir com meus aliados, porque ao tornar-me candidato a vice, liberei boa parte de minhas lideranças para irem ajudar a outros. Mesmo após retomar a candidatura de vereador, não retomei nenhuma liderança e honrei todos os compromissos assumidos, continuando a apoiar a todos, inclusive, todos sabem que ajudei os candidatos do meu partido e de outros de várias formas, pois entendo, diferentemente de alguns, que só faz sentido fazer parte de um grupo se nos dedicarmos a todos, dando o melhor para que todos possam crescer juntos. Como diz o ditado, ‘Quem distribui flores, antes perfuma as próprias mãos.’

BN: Porque você quer ser prefeito de Lauro de Freitas?

R: Eu nunca aspirei ser político. Inicialmente, buscava ser um administrador de empresas e posteriormente, um advogado, acabando como procurador concursado do município. No entanto, ao ingressar na política como vereador, contribuí significativamente para o desenvolvimento do bairro Jambeiro, ajudando a implementar projetos como o Minha Casa Minha Vida, construção da escola Amauri Montalvão, praças e vias de acesso como Cají x Caixa D’Água e Jambeiro. Elaborei centenas de projetos de leis e atualmente como secretário da SEDUR do município, com a orientação da minha Líder Moema Gramacho participei da elaboração do projeto de duplicação da Estrada do Trabalhador e estamos juntos trabalhando para sua aprovação no PAC do Governo Federal. Essas realizações me motivam e acredito que posso fazer ainda mais por Lauro de Freitas, e se Deus permitir e o povo dessa cidade que eu seja prefeito, eu vou continuar dedicando todos os dias incansavelmente na busca de realizar os sonhos de melhorias de nossa querida Lauro de Freitas.

BN: O que você pretende fazer de diferente em seu governo? Qual será seu legado?

Pretendo, com o respaldo da nossa prefeita, dar continuidade ao legado social e humanizado do nosso governo. Vamos expandir novos projetos, diferentemente daqueles que apenas criticam sem apresentar ideias ou propostas. Contamos com o apoio de Moema, do governador Jerônimo, senador Wagner, senador Otto, ministro Rui e do presidente Lula. Acabamos de aprovamos novos projetos no PAC, como uma creche-escola, uma maternidade, o CÉU da Cultura e duas unidades básicas de saúde. É crucial que a população compreenda que agora temos alinhamento entre os governos estadual e federal, com o retorno do presidente Lula, que está colocando o Brasil nos trilhos. Lauro de Freitas avançará ainda mais nos próximos 4 anos.

BN: Do que você tem medo na política?

R: Não é medo, tenho receio da traição e da deslealdade que pode acontecer. Neste cenário, na política não deveria valer tudo pelo poder, pois há pessoas capazes de atos extremos, inclusive apunhalando os próprios aliados e usando de táticas covardes, como anonimato ou fake news. O chamado “fogo amigo”, que de amigo não tem nada, e recentemente aconteceu comigo quando Decinho declarou apoio à minha candidatura a prefeito, este ato estremeceu a cidade causando alvoroço. Enfrentei ataques, mas na política, nada permanece em segredo por muito tempo, as máscaras caem, a justiça dos homens e a divina, embora demore, vai prevalecer sempre.

Ultrapassando esse desafio, o elemento crucial que perdurará é o sentimento predominante na maioria do nosso grupo, guiado pela presença e liderança de nossa líder, Moema Gramacho. Após a decisão, todos avançaremos juntos em direção à vitória.

BN: Curiosamente, porque alguns te conhecem como Coquinho?

R: Certa vez, perguntei à minha mãe por que ela me chamava de “Coquinho”. Ela explicou que, ao nascer em casa com uma parteira, devido à minha pele muito clara e olhos azuis (hoje são verdes claros) a parteira me apelidou carinhosamente, dizendo: “Olha, ele é tão branquinho, igualzinho um coco. Aí ficou Coquinho!”, risos.

BN: O que você acha dos outros concorrentes da base aliada do governo?

R: Considero-os todos valiosos companheiros. Cada um tem contribuído ao longo do tempo para o desenvolvimento de nossa cidade. Liderança não se impõe; não pode ser forçada. Ela é moldada e forjada na luta do dia-a-dia, todos se conhecem ao logo do tempo e temos como exemplo nossa líder Moema. Ela não é uma líder imposta, mas uma líder que construiu seu caminho na base da militância. Todos a admiram e reconhecem nela uma figura carismática e leal. Como ela mesma diz, “ela garante o batom” – todos sabem que quando ela se compromete, ela cumpre. Este é um legado que devemos continuar, pois nossa cidade merece alguém comprometido com o bem-estar social e com os trabalhadores.

BN: Quais são seus desafios dos próximos 4 anos?

R: Neste instante, estou diante de um desafio inspirador: dar continuidade ao legado de Moema, que dedicou 16 anos de sua vida à reconstrução e desenvolvimento desta cidade. Lauro de Freitas é uma cidade com importante contribuição para a Bahia, vamos continuar trabalhando para garantir o fortalecimento da economia municipal, infraestrutura, transporte e saneamento, respondendo sempre as necessidades prioritárias da população.

Acreditamos em nossa capacidade de liderança, já testada por três vezes na Câmara Legislativa, e vamos enfrentar todos os desafios com planejamento estratégico, colaboração de diferentes atores e uso eficiente dos recursos.

Últimas Notícias

Paquetá valoriza vitória sobre o Haiti e projeta jogo contra a Escócia: “Nosso objetivo é passar em primeiro”

O meio-campista Lucas Paquetá analisou o desempenho da Seleção Brasileira na vitória por 3 a 0 sobre o Haiti, pela segunda rodada da fase...

Defesa do Irã brilha e segura 0 a 0 contra a Bélgica em Los Angeles

Virou tendência nesta Copa do Mundo de 2026: o goleiro de uma seleção considerada inferior tem uma grande atuação para segurar o empate sem...

Yamal faz seu 1º gol na Copa do Mundo, e Espanha goleia Arábia Saudita

A posição é "provisória" só porque Uruguai e Cabo Verde ainda entrarão em campo neste mesmo dia, em Miami, a partir das 18h locais...

Curaçau segura Equador na noite de goleiro e faz 1º ponto na Copa

Em um jogo que teve os goleiros como destaque, Equador e Curaçau empataram por 0 a 0, em Kansas City, no encerramento da segunda...

Japão goleia a Tunísia e acirra briga pela liderança do grupo F: 4 a 0

Se a Holanda impressionou goleando a Suécia, o Japão não ficou para trás. Na madrugada deste domingo (21), os nipônicos golearam a Tunísia por...

Limpurb informa sobre alterações no serviço de limpeza devido à paralisação nacional dos garis e margaridas

A Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) informa à população que, em razão de uma possível adesão dos trabalhadores da limpeza urbana à...

Prefeitura de Lauro de Freitas informa sobre alteração no serviço de limpeza urbana devido à paralisação dos garis

A Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, informa à população que, em virtude da paralisação...

Posto de testagem em Ibicuí realiza 900 testes para ISTs em dois dias de São João

O posto Fique Sabendo, de testagem rápida para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), instalado pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) em Ibicuí,...

Arraiá da Prefs entra na reta final com programação especial nesta segunda (22) e terça (23) no Centro Histórico

Com o tema “Do Nosso Jeito e Do Nosso Coração”, o Arraiá da Prefs 2026 entra na reta final com uma programação especial nesta...